workshop: Conhecendo as Pessoas de uma Organização.

Cada um de nós tem uma personalidade diferente e única; no entanto, existem pontos em comum que compartilhamos. O objetivo deste workshop é um exercício para identificar os vários estilos de personalidade visando facilitar a comunicação e a compreensão entre os colaboradores de uma organização.


O modelo de categorização dos tipos de personalidade deste workshop está baseado no trabalho de Isabel Briggs-Myers e Katherine Briggs (MBTI). 

O formato do workshop
Típico para eventos que visam a integração de várias áreas da organização, o formato deste workshop é dinâmico e divertido. Nele os participantes descobrirão as qualidades e características de seu próprio tipo de personalidade e ganharão compreensão dos outros tipos.

O interessante neste modelo de aprendizado é que as pessoas se categorizam através de metáforas, acabando por se agrupar com outras pessoas de personalidade semelhante. Esse agrupamento é resultante da aplicação de alguns parâmetros que elas mesmas se impõem, sem saberem o motivo pelo qual estão fazendo.

Isso permite que os participantes tenham conhecimento de quem são os seus pares de personalidade na organização e de quem são, e como “funcionam”, os outros tipos dos outros grupos.

Outro aspecto interessante deste modelo é que ele não faz qualquer distinção entre as funções dos colaboradores na organização, e por isso é extensivo a qualquer público interno. Particularmente, ele é mais eficaz quando os participantes estão ligados na cadeia de processos, a qual, de alguma forma, os obriga a interagir, mesmo que seja com pouca frequência.

A ideia básica desta experiência é que depois que cada um aprende qual é a seu tipo de personalidade e qual é o tipo da personalidade dos colegas de trabalho, o participante terá prévio conhecimento de como abordar seus interlocutores, facilitando as negociações internas, diminuindo o stress, os conflitos, e contribuindo para um aumento da colaboração e produtividade.

Duração: 04 horas
Material empregado: datashow e 4 flip charts ou 4 quadros de 60 x 40 cm
Pré-requisito: mínimo 20 participantes, máximo 60





Saiba como levar este workshop ou uma palestra para sua empresa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...