quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O novo e o antigo na harmonia da natureza.

Estamos sempre falando em renovação, recomeço, reciclagem, enfim, tudo que sugere o novo e a novidade é sempre bem visto e soa bem aos ouvidos.

Mas outro dia eu peguei uma muda de uma planta crescida e plantei no mesmo vaso. A nova brotou e se tornou bela e exuberante, tal qual a mais velha há algum tempo atrás. Claro que existem diferenças, pois nota-se o desgaste do tempo numa, e o vigor e beleza da juventude na outra. No entanto, ambas convivem harmonicamente no mesmo vaso e ambas cumprem a mesma e importante função na natureza.

O que se colhe dessa observação é que não é preciso que o novo migre para outro ambiente para que ele possa brotar. Havendo espaço e nutrição adequadas, ambos podem conviver sem que a idade se constitua num obstáculo ou numa forma de contenção. 

Ambas vivem da mesma terra, do mesmo ar e da mesma água, e se uma respeitar o espaço da outra, ambas viverão saudáveis, sem que isso faça qualquer diferença à longevidade.

Qualquer analogia com situações ou pessoas é perfeitamente válida.

Na nossa vida, as coisas se assemelham. O que é antigo nunca é um obstáculo para o novo, exceto se for realmente um obstáculo, mas nunca só porque é antigo. 



Se não fosse assim, a cada novo, seja o que for, se extinguiria um antigo.

Se não fosse assim, estaríamos sempre repetindo os mesmos erros.
Se não fosse assim, teríamos de cultivar a hipocrisia para negar o nosso passado.
Se não fosse assim, cada novo ser teria como preço a vida de outro ser.

Mas a natureza em seu ciclo jamais exclui a convivência daquilo que existe com aquilo que acaba de chegar. Novo e antigo precisam conviver e esse é o aprendizado que permite encontrarmos o equilíbrio.

E mais importante ainda, é que se não fosse assim, o novo não teria como ou com quem aprender a sobreviver.

Em outras palavras, todos precisamos dessa harmonia como no exemplo das plantas, pois ela faz parte do ciclo da natureza, na qual tudo - e todos nós - está incluído.



Leve para sua empresa ou instituição uma de nossas palestras ou workshops sobre Inteligência Emocional, Eneagrama e Coaching.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...