quarta-feira, 4 de maio de 2011

Coaching ! O Que É Isso Mesmo ?

Se há uma palavra que muita gente já ouviu falar, mas que não sabe bem o que significa, essa palavra é: "COACHING" .

Alguns já tiveram um contato superficial com o assunto, mas ainda assim o confundem com terapia, ou com aconselhamento, ou até como uma nova profissão que "dá muito dinheiro".

Aliás, esse "canto da sereia" é o preço que pagamos por não termos desenvolvida no país uma cultura sobre o assunto. Esse apelo para atrair gente para uma nova profissão deixa a divulgação quase totalmente por conta exclusiva das empresas que certificam (formam) os profissionais de Coaching, as quais, aliás, não são poucas.

É bom eu deixar registrado que não há mal nenhum nelas, o mal está sim no fato de que a balança pende para um lado só. Essas empresas despejam no mercado um monte de gente com um certificado de "Coach" e ainda com a missão de divulgar o assunto para os potenciais clientes. Essa é uma tarefa inglória, pois num mercado desinformado quem vai dar ouvidos a um sujeito que não tem qualquer experiência no assunto ?

A consequência é que a balança não equilíbra. Em termos práticos, somente os coaches que gozam de alguma credibilidade, a qual, na maioria das vezes, nem sempre ligada ao Coaching,  acabam tornando-se os reais agentes de divulgação. São eles que, de alguma forma, e a muito custo, colocam algum peso do outro lado da balança.

Portanto, num cenário tão distorcido como este, antes de se render aos apelos de uma profissão autônoma e "promissora", ou de contratar um profissional "bom de conversa" como seu coach pessoal ou de sua empresa, procure informar-se mais. 

Mas onde se informar?
Esta também não é uma tarefa simples, mas insista na procura até encontrar alguém que possa mostrar-lhe ou indicar-lhe um resultado prático, pois, de fato, hoje não existem muitos meios de conhecer-se o outro lado da balança.


by Dalton Cortucci

(visite meu site:  http://www.brcoaching.com.br/ )
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...